segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como economizar no casamento



Você engatou o namoro, já começa a falar na vida a dois, casa, filhos...Mas não quer juntar os trapos antes de uma festa. Então, se você não pensa em gastar mais do que pode está na hora de pensar em alguns detalhes. O professor de Finanças do Ibmec, Gilberto Braga, criou os 12 mandamentos de como economizar na hora do casamento. Para que depois do sim a festa continue entre os noivos, sem aquela dor de cabeça das contas no vermelho. Ele me enviou e eu compartilho com vocês, amantes do dendê. 





1) Planejar o casamento com bastante antecedência para ter tempo de escolher os locais, negociar os preços e ter prazo para poupar os recursos necessários.

2) Defina o número de convidados segundo critérios pessoais e seja rígido em não mudar. Perto do casamento, a pressão por convidar mais pessoas é grande e, se houver concessões, os convidados extras acabam encarecendo os custos do casamento. Lembre que entre os convidados confirmados, aproximadamente 20% faltam.

3) Se escolher uma igreja tradicional com vários casamentos no mesmo dia, é possível "dividir" o custo da decoração da igreja com os demais noivos dos outros casamentos, como também a contratação de música ao vivo. As flores são retocadas de uma cerimômia para outra. Como os músicos tocarão em várias cerimônias na mesma jornada de trabalho o preço fica mais em conta do que em um evento exclusivo.

4) A escolha do salão de festas também pode fazer a diferença na conta final, se for em um clube, normalmente se o espaço for requistado por um associado, paga-se somente uma taxa de uso. O valor é muito mais barato do que alugar um espaço de um hotel ou de uma casa exclusiva de eventos.

5) O buffet da festa também pode ficar mais em conta se for escolhida a empresa que já tem parceria com o espaço. Normalmente o dono do local contratado também tem uma empresa de buffet e dá bons descontos para que os noivos fechem um "pacote" completo (salão mais buffet).

6) A composição dos itens servidos no buffet pode encarecer ou baratear a festa. Bebidas importadas, como champagne e whisky, podem ser fornecidas pelos noivos e isso já será uma redução. Um jantar ou ceia no estilo auto-serviço, em que se coloca uma mesa com a comida e cada convidado monta o seu prato livremente, agiliza a dinâmica da festa e diminui a quantidade de garçons necessários no serviço em comparação com o atendimento individualizado na mesa, que requer muitos empregados e a montagem de cada refeição na cozinha.

7) Alugar a roupa dos noivos, pais e padrinhos também sai mais barato do que comprar, embora por superstição muitos não gostem. Algumas lojas de aluguel de roupas, quando os noivos fecham o pacote integral de aluguel, dão de brinde uma noite de núpcias em uma suíte num hotel da cidade.

8) Procure montar listas de presentes com vistas ao uso prático dos mesmos no dia a dia da vida de casado. Itens como prataria, copos de licor, de pouco uso e manutenção trabalhosa estão fora de moda.

9) Na hora de escolher as lojas onde colocar a sua lista de presentes, escolha pelo menos uma rede que ofereça o acesso e realize a venda através da internet. Isso facilita a vida dos convidados, elimina a ida física á loja, aumenta a quantidade de presentes ganhos e, se for o caso, permite a troca dos presentes pelos noivos sem precisar ficar carregando os volumes para cima e para baixo.

10) Na lista de presentes, está na moda ofercer "cotas" do pacote de viagem de lua de mel dos noivos. O convidado pode comprar quantas cotas quiser e algumas agências de viagens já oferecem o serviço de "lista de casamento de lua de mel".

11) Alguns serviços de organização de casamento montam websites e criam páginas nas redes socias especialmente para o evento. Lá os noivos comunicam o andamento dos preparativos, colcoam a lista de presentes, espaço para confirmação de presença, mapas de como chegar na igerja e na festa, fotos e filmes da infância dos noivos, correio para troca de mesagens e depois do casamento, postam as fotos e filmes. Muitos não gostam do excesso de publicidade, mas o custo é relativamente barato. Em alguns casos, não se envia mais convite impressos, mas mensagens eletrônicas, que divulgam o website do casamento.

12) Por fim, controle tudo e não se empolgue, gastando mais do que pode. Evite começar a vida de casado endividado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário