sexta-feira, 17 de junho de 2011

Onde ir em Salvador - parte 3


No tabuleiro da baiana tem: Vatapá, oi, Caruru, Mungunzá. Tem umbu... Pra ioiô. Tem! Em Salvador tem tudo isso e muito mais. Leia as dicas desses superbaianos.


Maria Ângela Costa Lino, coordenadora do Centro de Pós-Graduação da Unifacs:

Solar Café, no Rodin

Em dias de chuva uma ótima opção é tomar um café, cappucino ou chocolate quente em dois cafés extremamente charmosos e agradáveis: o Café do museu, que fica no Museu Costa Pinto (Corredor da Vitória, com fechamento às 19 horas) e o Solar Café, do Museu Rodin (na Graça, com fechamento às 20 horas). 
 
Nesse do Rodin, toda vez que levo alguém de fora eles adoram. Ambos podem ser acessados sem ter que visitar museu. Os lanches também são divinos. Para o lado da Pituba, tem o Frans café ou Tortarelli Café.
Em noites chuvosas, adoro ir jantar na Bahia Marina, onde meu preferido é o restaurante Oui (comida divina) ou no Chez Bernard, que é charmoso e aconchegante até em dia de chuva. Sei que não pode falar de cinema, mas na chuvinha pegar uma sessão no Espaço Unibanco Glauber Rocha com direito à pipoca e depois um capuccino ou chocolate no café do local e visitar a livraria é muito bom também, cultural e mais em conta.

Gabriela Cruz, editora do caderno Bazar
Foto: Museu Carlos Costa Pinto

Fiquei aqui pensando... não sou daquele povo que desiste do programa só pq está chovendo!  Eu me apeguei recentemente ao Padaria Bar, no Rio Vermelho. Já passei uma chuva lá que nem senti. O ambiente é agradável, tem clima de boteco, mas sem ser decadente. Tem um cardápio ótimo - eu sempre como a salada de polvo, que vem com um vinagrete delicioso e pão feito na hora. Sempre rolam uns shows, tipo voz e violão, e os amigos e conhecidos meio que aparecem sem combinar. O difícil é ir embora. 
Mas os museus do Centro também são uma boa, o ruim é se deslocar de um pro outro por causa da chuva, mas eu já fiz o circuitão Caixa Cultural + Arte Sacra + MAB + Carlos Costa Pinto em um dia e foi ótimo.



Linda Bezerra, editora e crítica de gastronomia do Correio

Minha dica é passar a chuva no aconchegante Mercato Di Vino, uma casa especializada em vinhos. Primeiro, porque fica em lugar alto na Pituba - e não corre risco de alagamentos. Só precisa ir pela orla, pois o Itaigara costuma ficar cheio de água. Depois, porque vende vinhos de todos os tipos e para todas as ocasiões, que aquecem o friozinho. É lugar para ir à noite, pq é româtico, bem decorado.
A comida é apenas aperitivo, o vinho é o prato principal. Mas mesmo com poucas opções, o cadápio reserva surpresas especiais, como o carpaccio de polvo com pimentas e limão siciliano (R$30), cheiroso que só, e ainda os risotos de linguiça de carneiro e de rabada - pratos esquentam. Se for noite de gala, vale provar o Château Grillon/Sauternes (R$ 105, uma garrafinha), feito com uva rara, surgida da interferência de um fungo. Rua Alexandre Herculano, 18, Pituba/3351-2730. Aceita cartões.


Morgana Lima, designer

Restaurante Bistrô Porto do Sol
Bistrô na Barra
Eu geralmente saio pra comer, independente do tempo. Tem um lugar que eu não sei se ainda funciona, mas que é bem legal pra dia de chuva, que é o Bate-boca, na Barra. Eles tem um "buffet" de ceia, com sopinhas, omelete e outras comidinhas. Outro que eu gosto muito é o Bistrô Porto Sol, que é um austro-húngaro (!!) super simpático que fica quase no Porto da Barra, tem um climinha retrô e a comida é ótima.






- Ronney Argolo, repórter do Bazar
 
Mme Champanharia

Gosto do Solar Café, no Solar do Unhão. Tem estacionamento, é coberto, vende tortas gostosas e, estando lá, dá para ver as exposições e ir ao cinema. Tem também o Fran's Café de Ondina. Fica de frente para o mar e oferece variedade de sopas, cafés e massas - só é meio caro. Por fim, para tomar uns drinques de noite, curto a Mme Champanharia, no Rio Vermelho. A decoração é charmosa, o espaço aconchegante e o preço é justo.



- Dulcila Torres, administradora de empresas:

Museus de Arte Sacra de Salvador
Foto: Museu de Arte Sacra
Durante o dia, recomendo uma visita ao Museu de Arte Sacra ou ao Palacete das Artes Rodin, que além de maravilhoso tem o Solar Café Rodin onde servem um crepe de queijo brie saborosíssimo. Sei que você disse que não valia shopping (nem gosto muito), mas acho que vale a pena a Livraria Cultura do Shopping Salvador. É um lugar super aconchegante e tem um Café muito legal, nem parece que vc está num shopping.
Restaurante Cantina Volpi (Ondina)
Foto: Cantina em Ondina

Vale a pena checar também a programação do TCA, pois sempre tem ótimas apresentações pra se ver. Pra jantar recomendo o 496 Grill; o Matsuri; o Shiro; a Cantina Volpi e, como adoro comida mexicana, o Cien Fuegos ou o Tijuana que tem um preço super em conta. Pra dançar aquele forrozinho pé de serra e comer comida típica, recomendo o Grande Sertão (Costa Azul).






Danilo Ribeiro, publicitário:
Ver imagem em tamanho grande
Jabuticaba

Adoro a Bahia Marina (todos): Lafayete, Soho, Oui, Erculano (muito legal e para público jovem)!! Um pouco menos caro é o Cantina Cortille. Tem tambem o Jabuticaba (fica em Brotas e é show). Gosto de uma cantina super barata chamada Coisa Nostra, que fica na Pituba.



Fernanda Machado, administradora de empresas
Pizzaria Colombo - Rio Vermelho - Salvador - BA - BR
Colombo

Gosto muito de ir a cafés como Tortarelli, Doces Sonhos, entres outros. Da pra visitar museus também, como Rodin. Já a noite comer uma pizza na Piola, Colombo ou Quattro Amigui também é muito bom.




Nenhum comentário:

Postar um comentário